sábado, 30 de maio de 2015

Projeto e a Interdisciplinaridade


 
  Para autora Ivani Fazenda, ser interdisciplinar é saber que o universo é um  todo, que del fazemos parte como fazem parte do oceano, as suas ondas. Num trabalho interdisciplinar não se ensina e nem se aprende: vive-se, exerce-se. Uma proposta nesse sentido exige a construção de um projeto que não deve ser imposto. Deve surgir de uma proposta coletiva que procura conhecer melhor uma visão holística do mundo, ou seja, compreensão da realidade em função da totalidade, integradas, cujas propriedades não podem ser reduzidas a unidades menores. Para os autores Nídia Pontuschka, Núria Cacete e Tomoko Paganelli, interdisciplinaridade se constitui em um nível de interação entre as disciplinas que se apresentam com um tema em comum a um grupo de disciplinas interligadas, que trabalham conjuntamente com o planejamento prévio e uma finalidade a ser atingida.
    Segundo estudos baseados nos autores e disponibilizados pelo professor, a melhor forma de desenvolver um tema de forma interdisciplinar é através de projetos, propondo sempre atividades que giram em torno de eixos temáticos que possibilitam trabalhar os conteúdos de forma circular, é preciso a intenção interdisciplinar, buscando e criando novas combinações, ultrapassando os limites da simples integração do conhecimento, é um processo dinâmico, integrador e dialógico, no qual todos são envolvidos num processo de investigação, de redescoberta, interação de forma crítica e ativa e construção coletiva de conhecimento.
     Apesar de já ser abordada nas Leis de Diretrizes e Bases 5.692/71 e recentemente na LDB 9.394/96 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais e de grandes avanços nas formas metodológicas de ensino, ainda prevalece um ensino baseado em livros didáticos que apresentam um conhecimento linear, sequencial e dividido em unidades, fragmentado, que valoriza o individualismo e a falta de consciência e de solidariedade, enquanto a sociedade e o mercado de trabalho cada vez mais exigem cidadãos e profissionais críticos e participativos capazes de interagir por inteiro com a realidade que o cerca profissional e socialmente.

Referências:
http://www.infoescola.com/pedagogia/interdisciplinaridade/Acesso em: 28 mar.2015

FAZENDA, Ivani C. A. –Práticas Interdisciplinares na Escola, 3.ed. São Paulo, Cortez 1996;
KLEIMAN, Angela e MORAES, Sílvia. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo Redes nos Projetos da Escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999;

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI Tomoko Iyda;CACETE Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. 1ªed. São Paulo: Cortez, 2007














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