MÚSICA NA ESCOLA PARA EDUCAÇÃO
INFANTIL
A
presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a
mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através
do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a
observação, a criatividade e a auto-estima. Portanto, a utilização da música
toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica,
permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo
com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
Com isso,
as crianças podem se expressar melhor, se comunicar e atribuir sentido a
sensações, sentimentos, pensamentos e realidade, ou seja, a música é a linguagem
que se traduz de formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações,
sentimentos, pensamentos por meio da organização e relacionamento expressivo
entre o som e o silêncio.
Realizar
esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade
de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e
ao raciocínio matemático.
2 - Objetivo
Geral:
Promover
a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de
expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu
conhecimento de mundo.
3 - Objetivos
Específicos:
- Motivar e integrar as crianças através da música;
- Brincar com a música, imitando, inventando e
reproduzindo criações musicais;
- Estimular, através da música, a capacidade de
execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
- Edificar a autoconfiança nas crianças, através do
fazer musical;
- Desenvolver hábitos de leitura a partir da
utilização de músicas;
- Incentivar a partir da música, a produção
textual.
4 –
Desenvolvimento:
O
desenvolvimento do Projeto consiste em 03 (três) etapas distintas e seqüenciais:
A primeira se refere a escolha das músicas a serem trabalhadas. Posteriormente
ocorrerá a 2ª Etapa, que será ouvir e cantar as músicas com os alunos em sala
de aula. Por fim, após o andamento dessa parte inicial ocorrerá a 3ª Etapa que
será o momento que os alunos irão produzir desenhos sobre a música, outra idéia
é fazer uma roda de conversa para discussão do entendimento de cada um sobre a
mesma e por fim trabalhar o movimento, como chamá-los para cantar e dançar.
5 –
Recursos:
Aparelho de som;
Sala de Aula.
6 –
Avaliação:
A
avaliação do “Projeto Música na Escola para Educação Infantil” irá ocorrer em
todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos alunos,
até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da unidade escolar. Na
fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo.
Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução,
verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos. Os alunos serão
observados durante todo o projeto através da observação do interesse,
participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas.
É importante que a percepção das crianças com a música,
seja estimulada pela audição e pela interação com diversos tipos de canções.
7 –
Referência Bibliográfica:
REVISTA ESCOLA,
Músicas para aprender e se divertir. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/musica-aprender-se-divertir-422851.shtml?page=1>.
Acesso em: 30 mai. 2015.
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