sábado, 30 de maio de 2015

Artes : Música Na Escola Para Educação Infantil.

 MÚSICA NA ESCOLA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima. Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa. 
Com isso, as crianças podem se expressar melhor, se comunicar e atribuir sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade, ou seja, a música é a linguagem que se traduz de formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos, pensamentos por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.

2 - Objetivo Geral:
Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

3 - Objetivos Específicos:
- Motivar e integrar as crianças através da música;
- Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
- Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
- Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
- Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
- Incentivar a partir da música, a produção textual.
4 – Desenvolvimento:
O desenvolvimento do Projeto consiste em 03 (três) etapas distintas e seqüenciais: A primeira se refere a escolha das músicas a serem trabalhadas. Posteriormente ocorrerá a 2ª Etapa, que será ouvir e cantar as músicas com os alunos em sala de aula. Por fim, após o andamento dessa parte inicial ocorrerá a 3ª Etapa que será o momento que os alunos irão produzir desenhos sobre a música, outra idéia é fazer uma roda de conversa para discussão do entendimento de cada um sobre a mesma e por fim trabalhar o movimento, como chamá-los para cantar e dançar.

5 – Recursos:
Aparelho de som;
Sala de Aula.

6 – Avaliação:
A avaliação do “Projeto Música na Escola para Educação Infantil” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos alunos, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da unidade escolar. Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos. Os alunos serão observados durante todo o projeto através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas.
 É importante que a percepção das crianças com a música, seja estimulada pela audição e pela interação com diversos tipos de canções.

7 – Referência Bibliográfica:
REVISTA ESCOLA, Músicas para aprender e se divertir. Disponível em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário