sábado, 30 de maio de 2015

Trabalhando Com Projeto Em Sala De Aula 1

TRABALHAR COM PROJETO EM SALA DE AULA




1. CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS
-O trabalho com projeto vai além (óbvio), desperta o interesse dos alunos;
-Estimula a curiosidade ativa e um nível mais elevado de raciocínio;
-A capacidade dos alunos de adquirir novos conhecimentos melhora quando trabalham com atividades de resolução de problemas e quando recebem ajuda para entender porque, quando e como esses fatos e conhecimentos são importantes.
-O trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais;
-Os projetos dão margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro;
-Os projetos colocam os alunos em uma posição ativa:
Aquele que soluciona problemas;
Que toma decisões;
Investigador ou documentarista.
-Os projetos servem a metas educacionais específicas e essenciais; eles não são desvios ou complementos do currículo real.
-As atividades principais de um projeto envolvem o questionamento e a construção de um novo saber por parte do aluno;
-Ao responder suas próprias perguntas, os alunos podem investigar tópicos que não haviam sido identificados pelo professor como meta de ensino.
-Diminui o formalismo dos encontros das aulas;
-Favorece a disciplina e resgata a motivação para a pesquisa;
-Possibilita a visão de continuidade de um semestre para outro;
-Aproxima a Coordenação pedagógica ao trabalho docente;
-Contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno;
-Favorece habilidades de comunicação.

2. BENEFÍCIOS DO TRABALHO COM PROJETOS
-Aumenta a participação dos alunos;
-Reduz a evasão escolar;
-Estimula a capacidade de Aprendizagem cooperativa;
- Melhora o desempenho escolar;
-Aumento da frequência;
-Aumento da autoconfiança;
-Atitudes mais positivas com Relação ao aprendizado;
-Ganhos acadêmicos iguais a ou superiores àqueles produzidos por outros modelos, com os alunos envolvidos em projetos assumindo mais responsabilidade sobre seu próprio aprendizado em comparação com atividades tradicionais em sala de aula;
- Oportunidades para desenvolver habilidades complexas, como capacitação cognitiva da mais alta ordem, resolução de problemas, colaboração e comunicação;
-Acesso a uma variedade maior de Chances de aprendizagem em sala de aula, criando oportunidade para a participação de alunos de culturas diferentes;
-Originalidade da experiência desse estilo de ensino: alunos envolvidos em atividades reais com significado que extrapola os limites da sala de aula.

2.1 BENEFÍCIOS ADICIONAIS PARA OS PROFESSORES:
-Aumento do profissionalismo;
-Maior colaboração entre colegas;
-Oportunidades de estabelecer relacionamentos com os alunos;
-Introduzir uma variedade maior de oportunidades de aprendizagem para a turma.

3. DESAFIOS ESPECÍFICOS QUE OS PROFESSORES ENFRENTAM:
-Reconhecer situações que dão origem a bons projetos;
-Estruturar os problemas como oportunidades de aprendizagem;
-Colaborar com colegas para desenvolver projetos interdisciplinares;
-Gerenciar o processo de aprendizagem;
-Integrar tecnologias sempre que apropriado;
-Desenvolver avaliações originais.

4. FILOSOFIA DOS PROJETOS
-Para os alunos acostumados a uma escola mais tradicional, isso significa uma transformação, na qual eles deixam de seguir ordens e passam a executar atividades de aprendizagem direcionadas por eles mesmos;
-Os alunos deixam de memorizar e repetir e passam a descobrir, integrar e apresentar;
-Deixam de ouvir e reagir e passam a comunicar e assumir responsabilidades;
-Os alunos não só recebem conhecimento de fatos, termos e conteúdo, mas sim compreendem os processos; passam da teoria à aplicação da teoria; deixam de depender do professor e assumem o poder.

5. ETAPAS DO PLANEJAMENTO DO PROJETO
• Estrutura Didática De Projeto
• Identificação
• Justificativa
• Objetivo Geral
• Objetivos Específicos
• Metas
• Metodologia e Estratégias De Ação
• Atividades
• Cronograma
• Materiais
• Avaliação
• Publicação
• Bibliografia

                                                      Referencia Bibliográfica
ESCOLA ESTADUAL LINO VILLACHÁ RUA HAROLDO PEREIRA, 887 – BAIRRO NOVA LIMA CAMPO GRANDE – MS.  PROFESSOR: OLÍVIO MANGOLIM

http://pt.slideshare.net/alemnha/trabalhar-com-projetos-em-sala-de-aula. Acesso em 02/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário