1. CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS
-O
trabalho com projeto vai além (óbvio), desperta o interesse dos alunos;
-Estimula
a curiosidade ativa e um nível mais elevado de raciocínio;
-A
capacidade dos alunos de adquirir novos conhecimentos melhora quando trabalham
com atividades de resolução de problemas e quando recebem ajuda para entender
porque, quando e como esses fatos e conhecimentos são importantes.
-O
trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em
investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais;
-Os
projetos colocam os alunos em uma posição ativa:
Aquele
que soluciona problemas;
Que
toma decisões;
Investigador
ou documentarista.
-Os
projetos servem a metas educacionais específicas e essenciais; eles não são
desvios ou complementos do currículo real.
-As
atividades principais de um projeto envolvem o questionamento e a construção de
um novo saber por parte do aluno;
-Ao
responder suas próprias perguntas, os alunos podem investigar tópicos que não
haviam sido identificados pelo professor como meta de ensino.
-Diminui
o formalismo dos encontros das aulas;
-Favorece
a disciplina e resgata a motivação para a pesquisa;
-Possibilita
a visão de continuidade de um semestre para outro;
-Aproxima
a Coordenação pedagógica ao trabalho docente;
-Contribui
para o desenvolvimento da autonomia do aluno;
-Favorece
habilidades de comunicação.
2. BENEFÍCIOS DO TRABALHO COM PROJETOS
-Aumenta
a participação dos alunos;
-Reduz
a evasão escolar;
-Estimula
a capacidade de Aprendizagem cooperativa;
-
Melhora o desempenho escolar;
-Aumento
da frequência;
-Aumento
da autoconfiança;
-Atitudes
mais positivas com Relação ao aprendizado;
-Ganhos
acadêmicos iguais a ou superiores àqueles produzidos por outros modelos, com os
alunos envolvidos em projetos assumindo mais responsabilidade sobre seu próprio
aprendizado em comparação com atividades tradicionais em sala de aula;
-
Oportunidades para desenvolver habilidades complexas, como capacitação
cognitiva da mais alta ordem, resolução de problemas, colaboração e
comunicação;
-Acesso
a uma variedade maior de Chances de aprendizagem em sala de aula, criando
oportunidade para a participação de alunos de culturas diferentes;
-Originalidade
da experiência desse estilo de ensino: alunos envolvidos em atividades reais
com significado que extrapola os limites da sala de aula.
2.1 BENEFÍCIOS ADICIONAIS PARA OS
PROFESSORES:
-Aumento
do profissionalismo;
-Maior
colaboração entre colegas;
-Oportunidades
de estabelecer relacionamentos com os alunos;
-Introduzir
uma variedade maior de oportunidades de aprendizagem para a turma.
3. DESAFIOS ESPECÍFICOS QUE OS
PROFESSORES ENFRENTAM:
-Reconhecer
situações que dão origem a bons projetos;
-Estruturar
os problemas como oportunidades de aprendizagem;
-Colaborar
com colegas para desenvolver projetos interdisciplinares;
-Gerenciar
o processo de aprendizagem;
-Integrar
tecnologias sempre que apropriado;
-Desenvolver
avaliações originais.
4. FILOSOFIA DOS PROJETOS
-Para
os alunos acostumados a uma escola mais tradicional, isso significa uma
transformação, na qual eles deixam de seguir ordens e passam a executar
atividades de aprendizagem direcionadas por eles mesmos;
-Os
alunos deixam de memorizar e repetir e passam a descobrir, integrar e
apresentar;
-Deixam
de ouvir e reagir e passam a comunicar e assumir responsabilidades;
-Os
alunos não só recebem conhecimento de fatos, termos e conteúdo, mas sim
compreendem os processos; passam da teoria à aplicação da teoria; deixam de
depender do professor e assumem o poder.
5. ETAPAS DO PLANEJAMENTO DO PROJETO
• Estrutura Didática De Projeto
• Identificação
• Justificativa
•
Objetivo Geral
•
Objetivos Específicos
•
Metas
•
Metodologia e Estratégias De Ação
•
Atividades
•
Cronograma
•
Materiais
•
Avaliação
• Publicação
REFERÊNCIAS:
ESCOLA ESTADUAL LINO VILLACHÁ RUA HAROLDO
PEREIRA, 887 – BAIRRO NOVA LIMA CAMPO GRANDE – MS. PROFESSOR: OLÍVIO MANGOLIM
http://pt.slideshare.net/alemnha/trabalhar-com-projetos-em-sala-de-aula.
Acesso em 02/04/2015
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