No conto de historia, levamos ao educando prazer, aprendizado,
divertimento, desenvolvimento intelectual, socialização, interação, estimulando
e inserindo a criança no imundo do faz de conta. Assim ela aprende brincando.
Toda atividade lúdica
possui regas, a criança necessita de tempo e espaço para identificar e
construir sua própria realidade e o faz por meio da pratica da fantasia que é
fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. O Lúdico desperta a
afetividade, criatividade, habilidade. Deve ser prazeroso, despertando emoções,
e ensinando a controlar as mesmas para não despertar a ansiedade. A linguagem
deve ser sempre infantil com a utilização de personagens, música e dança, onde
através disso possamos ensinar algo, devemos entrar no mundo da fantasia, a
brincadeira pode ser educativa, tradicional, faz de conta ou de construção e
devemos observar a criança em seu brincar. “Para Piaget, inteligência é
definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação, ( acomodação é
adaptação do local onde está)”. Para Vigostky , a criança transforma pela
imaginação os objetos produzidos socialmente e isso acontece na Zona de
Desenvolvimento Proximal. Segundo a Professora Tizuko Morchida Kishimoto da Faculdade Educação / USP, destaca duas faces:
Primeira, diversão, prazer e desprazer;
Segunda, ensinar seus conhecimento e apreensões.
Kishimoto diz que, a criança hoje é vista como uma cidadã com
direito ao brinquedo e a brincadeira, essa é a concepção da criança e infância
dos tempos atuais; se o brinquedo e a brincadeira são direitos da criança
devemos procurar saber por que é um direito e qual a importância. A cultura
lúdica é um conhecimento especifico da criança que brinca, é isso que faz com
que ela tenha um arsenal de informações
para que possa interagir com o outro. Uma criança que brinca desenvolve
liderança, flexibilidade, dialogo, sabe enfrentar as situações diversas, sabe
lidar com diversas pessoas, pelo brincar ela desenvolve raciocínio matemático,
um raciocínio do mundo da linguagem. O lúdico é importante para todas as áreas
do conhecimento da criança, ela aprende a pensar e usa essa forma de pensamento
para descobrir o mundo dela. Para que isso aconteça, devemos proporcionar o
ambiente correto, com material correto. Nossa sociedade requer um profissional
flexível , que saiba liderar, lidar com adversidade e pessoas diversas, um ser
humano com raciocínio matemático, pensante
O objetivo desse trabalho é proporcionar a criança diversão
pedagógica através dos contos ilustrados, despertando o prazer, a diversão,
estimulando seu aprendizado na utilização
do faz de conta e assim a criança desenvolve seu cognitivo e sua
socialização com o mundo ao seu redor.
Referencia Bibliografica
Youtube.Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=0al1A_UBdWA.Acesso 28Mai 2015.
Scielo.Disponível em:<http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-66662011000200002&script=sci_arttextAcesso 28Mai 2015.
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