sábado, 9 de maio de 2015

Filmes, Parte 1

Direção: Stephen Daldry










BILLY ELLIOT - Billy Elliot (Jamie Bell) é um menino de 11 anos que fica deslumbrado com a magia do balé, que conhece na mesma academia onde pratica boxe. Estimulado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então dependurar as luvas de boxe e  aplicar-se de corpo e alma à dança, mesmo tendo que confrontar ao descontentamento de seu irmão e seu pai à sua nova atividade.
Gênero: Drama.

Sugestões de temas para debates:
- O  preconceito em relação ao balé.
- A superação do preconceito.

- A consentimento da heterogeneidade nas relações familiares.

Direção: Walter Salles










CENTRAL DO BRASIL - O filme retrata a vida de Dora, uma educadora inativa que ganha à vida registrando cartas para analfabetos, em uma estação de trens do Rio de Janeiro (Central do Brasil), e Josué, um menino pobre que, com oito anos de idade, perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viagem ao Nordeste para conhecer o pai. Depois da perda da mãe em um grave acidente, Josué embarca numa viagem para o sertão baiano e pernambucano com Dora, em busca do pai e dos irmãos.
Gênero: Drama

Sugestões de temas para debates
- A composição familiar.
- A relação de amizade e solidariedade.
-  Ética.




Direção: Mauro Lima 










MEU NOME NÃO É JOHNNY - Filme baseado no livro homônimo de Guilherme Fiúza, que retrata a trajetória de vida de João Guilherme Estrella, um característico jovem da classe média, que se virou traficante de drogas da zona sul do Rio de Janeiro nos anos 90.

Gênero: Drama

Sugestões de temas para debates:
- Ausência  de limite e de valores na família.
- Implicação nociva das drogas.
- Realidade do tráfico.

-  Ascensão  social.

Referência bibliográfica:

Filmes para trabalhar em sala de aula. Disponível em:<  http://portuguessemed.blogspot.com.br/ filme na educação.> Acesso em 14 abril 2015.

Um comentário: