sábado, 30 de maio de 2015

Trabalhando Com Projeto Em Sala De Aula 1

TRABALHAR COM PROJETO EM SALA DE AULA




1. CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS
-O trabalho com projeto vai além (óbvio), desperta o interesse dos alunos;
-Estimula a curiosidade ativa e um nível mais elevado de raciocínio;
-A capacidade dos alunos de adquirir novos conhecimentos melhora quando trabalham com atividades de resolução de problemas e quando recebem ajuda para entender porque, quando e como esses fatos e conhecimentos são importantes.
-O trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais;
-Os projetos dão margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro;
-Os projetos colocam os alunos em uma posição ativa:
Aquele que soluciona problemas;
Que toma decisões;
Investigador ou documentarista.
-Os projetos servem a metas educacionais específicas e essenciais; eles não são desvios ou complementos do currículo real.
-As atividades principais de um projeto envolvem o questionamento e a construção de um novo saber por parte do aluno;
-Ao responder suas próprias perguntas, os alunos podem investigar tópicos que não haviam sido identificados pelo professor como meta de ensino.
-Diminui o formalismo dos encontros das aulas;
-Favorece a disciplina e resgata a motivação para a pesquisa;
-Possibilita a visão de continuidade de um semestre para outro;
-Aproxima a Coordenação pedagógica ao trabalho docente;
-Contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno;
-Favorece habilidades de comunicação.

2. BENEFÍCIOS DO TRABALHO COM PROJETOS
-Aumenta a participação dos alunos;
-Reduz a evasão escolar;
-Estimula a capacidade de Aprendizagem cooperativa;
- Melhora o desempenho escolar;
-Aumento da frequência;
-Aumento da autoconfiança;
-Atitudes mais positivas com Relação ao aprendizado;
-Ganhos acadêmicos iguais a ou superiores àqueles produzidos por outros modelos, com os alunos envolvidos em projetos assumindo mais responsabilidade sobre seu próprio aprendizado em comparação com atividades tradicionais em sala de aula;
- Oportunidades para desenvolver habilidades complexas, como capacitação cognitiva da mais alta ordem, resolução de problemas, colaboração e comunicação;
-Acesso a uma variedade maior de Chances de aprendizagem em sala de aula, criando oportunidade para a participação de alunos de culturas diferentes;
-Originalidade da experiência desse estilo de ensino: alunos envolvidos em atividades reais com significado que extrapola os limites da sala de aula.

2.1 BENEFÍCIOS ADICIONAIS PARA OS PROFESSORES:
-Aumento do profissionalismo;
-Maior colaboração entre colegas;
-Oportunidades de estabelecer relacionamentos com os alunos;
-Introduzir uma variedade maior de oportunidades de aprendizagem para a turma.

3. DESAFIOS ESPECÍFICOS QUE OS PROFESSORES ENFRENTAM:
-Reconhecer situações que dão origem a bons projetos;
-Estruturar os problemas como oportunidades de aprendizagem;
-Colaborar com colegas para desenvolver projetos interdisciplinares;
-Gerenciar o processo de aprendizagem;
-Integrar tecnologias sempre que apropriado;
-Desenvolver avaliações originais.

4. FILOSOFIA DOS PROJETOS
-Para os alunos acostumados a uma escola mais tradicional, isso significa uma transformação, na qual eles deixam de seguir ordens e passam a executar atividades de aprendizagem direcionadas por eles mesmos;
-Os alunos deixam de memorizar e repetir e passam a descobrir, integrar e apresentar;
-Deixam de ouvir e reagir e passam a comunicar e assumir responsabilidades;
-Os alunos não só recebem conhecimento de fatos, termos e conteúdo, mas sim compreendem os processos; passam da teoria à aplicação da teoria; deixam de depender do professor e assumem o poder.

5. ETAPAS DO PLANEJAMENTO DO PROJETO
• Estrutura Didática De Projeto
• Identificação
• Justificativa
• Objetivo Geral
• Objetivos Específicos
• Metas
• Metodologia e Estratégias De Ação
• Atividades
• Cronograma
• Materiais
• Avaliação
• Publicação
• Bibliografia

                                                      Referencia Bibliográfica
ESCOLA ESTADUAL LINO VILLACHÁ RUA HAROLDO PEREIRA, 887 – BAIRRO NOVA LIMA CAMPO GRANDE – MS.  PROFESSOR: OLÍVIO MANGOLIM

http://pt.slideshare.net/alemnha/trabalhar-com-projetos-em-sala-de-aula. Acesso em 02/04/2015

Feira De Ciências, Produzindo Tinta De Urucum

Produzindo tintas – Tinta de urucum ( Colorau)









(Cor Laranja)
  • Um copo de água
  • 2 colheres de sementes de urucum
  • 1 colher bem rasa de polvilho ou farinha de trigo
  • 1 colher de óleo de cozinha (ou glicerina)
Cozinhar bem e misturar um pouco de cola. Engrossar com polvilho, dissolvido em um pouquinho de água.

 Referencia Bibliografia

BAHIA, Secretaria da Educação. Construindo um novo paradigma: Orientações Curriculares: 1ª a 4ª do ensino fundamental. 2ª Ed. Salvador: 1997


Aula Fora, Trabalhando fora Do Ambiente Escolar

1.     Aula do lado de fora da sala de aula.


A ludicidade, aprendemos tocando, vendo com as mãos, saindo da mesmice, Tem como objetivo de despertar o interesse, sendo mais dinâmico e prazeroso. Se pararmos para pensar, não esquecemos o que nos dá prazer. Para preparar um evento desse tipo parte do que está sendo ensinado em sala de aula dai o desejo de levar os alunos para vivenciar o que foi tratado em sala de aula.
Os procedimento  deve levar em conta a conscientização dos pais para a importância do evento e a autorização dos mesmos por escrito e assinado, depois prepara o veiculo que ira levar e trazer, lanche para todos, os alunos devem ter identificação e uniforme , ter no mínimo de 3 a 4 professore juntos.
Deve ser levado em conta o aprendizado do aluno,  despertar  o interesse através do prazer.
A aula do lado de fora da sala de aula pode abranger tudo desde uma ida ao pátio e desenvolver um trabalho ao ar livre como sair da escola e visitar:
- Parques Ecológicos.

Exemplo: O Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê realiza visitas orientadas a alunos de Escolas Públicas e Particulares de primeiro e segundo graus e escolas de educação infantil (acima de quatro anos).


-Museu.          
Exemplos:




Empresas.




Exemplos: Fabrica VIGOR

A Vigor abriu as portas de sua fabrica para receber alunos, para uma visita muito divertida na sua área de produção. Esse projeto tem como objetivo ensinar as crianças de uma maneira divertida o processo de fabricação do iogurte e demais derivados do leite, através de uma proposta pedagógica realizada na fábrica da Vigor.

A empresa desenvolve também um trabalho de conscientização sobre a importância de se ter uma boa alimentação e meio ambiente, sendo estes apresentados através de um vídeo com uma linguagem adequada à faixa etária atendida, além de explanações das monitoras, que estão sempre dispostas a esclarecer qualquer dúvida existente e assim proporcionar o aprendizado integral do visitante.

ROTEIRO

Recepção dos visitantes;

Apresentação de vídeo pedagógico, com conteúdo adaptado para faixa etária;

Visita monitorada à fábrica;
Atividades lúdicas usando embalagens dos produtos Vigor, onde a criança adquire conhecimentos de Meio Ambiente e reciclagem;
Degustação de produtos Vigor;
Visita a loja de fábrica;
Distribuição de Brindes;
Finalização do passeio.

-Fazendas e sítios.




Exemplo: conhecer como tirar o leite da vaca, os benefícios do leite, o que dele pode ser feito, leva-los à indústria que embala o leite; porque é chamado de pasteurizado.
- Na escola.

  


Leva-los ao pátio, com vasos feitos de produtos recicláveis e trabalhar a terra, plantar a semente, falar sobre as camadas da terra, os alimentos que foram plantados, levar esses alimentos os mesmos, ensinar a lavar, a preparar.

- Fazer um piquenique nas áreas ao ar livre da escola.




Em todas essas aulas a finalidade é permitir que os alunos ponham a mão na massa, vivencie o que está sendo explicado , o lúdico permite que a criança aprenda melhor, quando só ouvimos perdemos o enteresse, mas aprendemos com os olhos, com as mão.
Para prepara-los devo dispertar o interesse em ver de perto o que já está sendo trabalhado, e na volta propor um trabalho em equipe de tudo que foi aprendido dentro e fora da sala de aula.

Referencias Bibliograficas:


       Diferencialcultura.Disponível em:     <http://diferencialcultura.com.br/vigor#prettyPhoto>20 Mai 2015.

      Ecotiete.Disponível:<http://www.ecotiete.org.br/>20 Mai 2015.
Diferencialcultura.Disponível em:<http://diferencialcultura.com.br/vigor>20 Mai 2015.








Filmes parte Dois







Para o projeto, ficam algumas indicações de filmes.



Sinopse:
A Invenção de Hugo conta a história de um órfão vivendo uma vida secreta nas paredes de uma estação de trem em Paris. Com a ajuda de uma garota excêntrica, ele busca a resposta para um mistério que liga o pai que ele perdeu recentemente, o mau humorado dono de uma loja de brinquedos que vive abaixo dele e uma fechadura em forma de coração, aparentemente sem chave. Mais do que isso, eu li o livro e a história fala como esse garoto sobreviveu, sem ninguém, como foi perseguido, julgado e como ele venceu.

·         Título Original: Hugo
·         País de Origem: EUA
·         Gênero: Filmes 2012,Suspense
·         Duração: 126 Minutos
·         Ano de Lançamento: 2012


















Sinopse:
A pequena Liesel Meminger (Sophie Nélisse) é uma ladra de livros que enfrenta duras provas durante a Segunda Guerra Mundial. A mãe comunista é perseguida pelo nazismo e envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal (Geoffrey Rush e Emily Watson) se dispõe a adotá-los por dinheiro.
·         Título Original: The Book Thief
·         País de Origem: EUA / Alemanha
·         Gênero: DramaFilmes 2013,Guerra
·         Duração: 131 Minutos
·         Ano de Lançamento: 2013

















Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.
·         Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
·         País de Origem: Reino Unido / EUA
·         Gênero: Drama
·         Duração: 94 Minutos
·         Ano de Lançamento: 2008



















Sinopse:
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
·         Título Original: Mona Lisa Smile
·         País de Origem: EUA
·         Gênero: Drama
·         Duração: 117 Minutos
·         Ano de Lançamento: 2003

    Referencia:

Filmeonlinegratis.Disponível em:< www.filmesonlinegratis.net/: Acesso 30 Mai 2015.